O vídeo mostra um menino inconformado com a frieza das palavras no dicionário, criando o seu próprio dicionário, como diz o menino no vídeo fazer um dicionário que não seja frio, inútil, mas cheio de cores, lembranças, cheiros e sabores. Um dicionário meu, um Sentimentário.
Sequência de Atividades com base no vídeo "Sentimentário"
Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental
1º Momento: Será passado o vídeo "Sentimentário" em data show na sala de aula para a turma;
(Princípio de Conexão)
(Princípio de Conexão)
2º Momento: Após será feita uma roda para a socialização do vídeo e do tema da aula que é "Meus Cheiros...", a professora trará diversos objetos que contém cheiros como: Flor, café, perfume, comidas e etc... (mas não mostrará para os alunos). Dando continuidade a professora irá cobrir os olhos dos alunos, para os mesmos adivinharem que tipos de cheiros são aqueles;
(Princípio de Multiplicidade)
(Princípio de Multiplicidade)
3º Momento: Após o termino da atividade a professora abrirá para socialização e questionamentos com as seguintes perguntas: Vocês descobriram os tipos de cheiros? Quais eram? Que tipos de cheiros vocês mais gostam? Quais cheiros vocês gostariam que existisse? e etc...
(Princípio de Conexão)
4º Momento: Cada aluno criará seu "Sentimentário" : com os nomes de todos colegas, será pedido que cada um crie o seu próprio dicionário com o objetivo de dar sentimentos aos significados dos tipos de cheiros que lembra os nomes dos colegas e outras palavras que eles tenham curiosidade, e desenhos que registrem os cheiros da palavras colocadas no "Sentimentário";
(Princípio de Ruptura a-significante)
(Princípio de Ruptura a-significante)
5º Momento: Será proposto para a turma um "Jogo de Adivinhação", com o uso do "Sentimentário", cada aluno deverá escolher uma palavra que foi colocada no "Sentimentário" e propor para a turma que eles adivinhem, pode ser com mímicas, gestos, sons, e etc... Após será registrado no caderno o que cada aluno escolheu como adivinhação;
(Princípio de Cartografia)
(Princípio de Cartografia)
6º Momento: Pesquisa com os familiares de casa sobre, os tipos de cheiros que tinham sua infância e que significado eles dariam para elas, trazer no dia seguinte;
(Princípio de Heterogeneidade)
(Princípio de Heterogeneidade)
7º Momento: Para finalizar, faremos um texto coletivo sobre os "Cheiros & Sentimentos", no qual cada aluno fará uma frase do que vimos e falamos durante a aula;
(Princípio de Decalcomania)
(Princípio de Decalcomania)
conexões...saberes em construção...
ResponderExcluir