quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Docência, Ensino e Aprendizagem na Linguagem do Hipertexto...

Educar sempre foi e é um grande desafio para nós educadores e educandos. Conforme o tempo passa novas barreiras e desafios são apresentados na vida escolar tanto dos alunos como na dos professores, com isso é preciso renovar os métodos de ensino, adaptando assim com as novas realidades e demandas que surgem no decorrer do anos... Para isso falar sobre o presente é fundamental para compreender o agora, o hoje, pois o que interessa para os alunos no momento é extremamente interessante para o conhecimento de cada um.  Ao conectar-se o aluno mantém-se focado no saber e no quer aprender. Levy enfatiza que precisamos abrir a mente para entender o movimento do mundo ao redor. Enfim, com o uso de novas tecnologias incrementamos as relações na escola, com os docentes e com os educandos considerando a linguagem do hipertexto. Levy ressalta ciclos para construir o conhecimento na contemporaneidade:
1º Ciclo: Gestão do Conhecimento Pessoal e Gestão da Atenção;
2º Ciclo: Conexão com Fontes Confiáveis, as fontes são como pessoas, instituições, você decide: sentir, reconhecer e perceber;
3º Ciclo: Coletar e Agregar, coleta-se informações e agrega os conhecimentos adquiridos;
4º Ciclo: Filtrar, sempre as informações de modo qualificado para cada sujeito;
5º Ciclo: Categorização, categorizar para lembrar da informação, cabe a nós;
6º Ciclo: Registro, na memória ao longo do prazo tanto pessoais, coletivos e sociais;
7º Ciclo: Síntese, a síntese não é somente exposta para o eu, mas sim para os outros;
8º Ciclo: Comunicação e Compartilhamento, comunicar é compartilhar o que sabemos e queremos com todos aqueles que nos cercam.
9º Ciclo: Reavaliação, cabe a cada um a responsabilidade avaliar de novo o que é proposto.

Concluindo...
O educando é o próprio protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, interagindo com os demais sujeitos, pois toda a aprendizagem é COLETIVA!




Um comentário: